Na tarde desta sexta-feira (1), a Polícia Civil de Brusque apresentou um relatório detalhado sobre os casos de roubo que caíram 42% entre janeiro e outubro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado. Durante esse período, foram registradas 36 ocorrências de roubo, contra 63 casos em 2023.
Segundo o delegado Fernando Farias, responsável pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), o levantamento da polícia indica que, até o momento, os crimes de roubo se concentraram principalmente em via pública, com 25 registros, enquanto as ocorrências envolvendo residências e comércios totalizaram oito casos.
Outro dado relevante é que o último roubo em comércios ou residências ocorreu em 22 de maio, no bairro Águas Claras, e, desde então, não houve novos registros dessa natureza. O delegado Fernando Farias destacou que, além do trabalho investigativo, a colaboração da comunidade tem sido fundamental para a redução dos índices.
A polícia também informou que quatro registros de roubo foram, na verdade, Falsa Comunicação de Crime, levando as supostas vítimas a responderem judicialmente por falsas declarações.
Ainda conforme o delegado, os roubos em via pública têm apresentado maior dificuldade de resolução, com taxa de elucidação de 32%, refletindo desafios na coleta de provas. Em contrapartida, casos envolvendo comércios e residências têm sido solucionados com mais rapidez, devido ao melhor controle de evidências e imagens de segurança.